Entre os dias 28 e 31 de agosto, de quinta a domingo, a cidade de Belém do Pará sediará o 1º Encontro Nacional de Comunicação Indígena, promovido pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) em cooperação com a Mídia Indígena. No sábado, dia 30, às 11 horas, a ministra Sonia Guajajara fará parte da mesa redonda intitulada “Participação Indígena em Espaços Internacionais de Negociação Climática”.
“É essencial que ocupemos todos os espaços com a nossa presença e os nossos saberes ancestrais, ampliando a representação indígena na comunicação, nos governos, nas negociações internacionais e, cada vez mais, nas decisões. Este é o caminho para enfrentarmos os efeitos da emergência climática em nível global e construirmos uma sociedade mais equitativa para todos”, afirma a ministra.
Sonia Guajajara, ministra do Ministério dos Povos Indígenas (MPI)
Durante quatro dias, o evento contará apenas com a presença de comunicadores indígenas que se inscreveram previamente através de um mapeamento realizado pelas redes sociais do Coletivo Mídia Indígena. A programação incluirá painéis, oficinas, palestras, debates e exibições de filmes que destacam a comunicação indígena no Brasil, abordando tópicos como a regulamentação das redes sociais, a inteligência artificial e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), entre outros.
Segundo os organizadores, a meta é criar uma rede de comunicadores indígenas que possa dar visibilidade, de forma independente, às lutas e conquistas dos povos nativos, mantendo o diálogo aberto com a sociedade.
“Este evento simboliza a força coletiva dos povos indígenas na elaboração de suas próprias narrativas. É um espaço para amplificar nossa voz, desenvolver estratégias em conjunto e reafirmar que a comunicação também é um campo de luta e resistência”, diz Fly Tentehar, membro da Mídia Indígena e um dos organizadores do evento.
Programação
As atividades ocorrerão das 9h às 18h, ao longo de todas as quatro jornadas. Os debates seguirão cinco eixos principais: memória e identidade da comunicação indígena, capacitação política e técnica para comunicadores, formação de uma rede nacional, estratégias de comunicação para a COP30 e desenvolvimento de campanhas impactantes e diálogo com a sociedade.
Além da ministra Sonia Guajajara, a programação contará com a participação de Giovana Mandulão, secretária nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas; Sineia Wapichana, enviada especial da COP 30; a deputada federal Célia Xakriabá; Kleber Karipuna, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); e comunicadores do Coletivo Mídia Indígena, que compartilharão experiências de atuação em eventos nacionais e internacionais relevantes. Jornalistas, cineastas e pesquisadores que têm trabalhado para dar visibilidade às lutas dos povos indígenas no país também estarão presentes.
Preparação para a COP 30
O encontro servirá como um espaço para a elaboração conjunta de um plano de cobertura colaborativa para a COP30. Os comunicadores vão estabelecer as estratégias de comunicação que busquem aumentar a visibilidade do evento marcado para novembro em Belém do Pará, com ênfase em promover o protagonismo indígena nas discussões sobre a crise climática global.